quinta-feira, setembro 22, 2005

NOS BASTIDORES DO CRIME


(Caminhos Perigosos)
(Silêncio que pessoas perigosas estão passando)
(Silêncio que pessoas perigosas estão passando)
A máfia é um berço e nada mais que um sobrenome para estar envolvido com ela. Charlie esta nesse dilema, mantendo sua vida de jovem garoto habitante de Nova York, com uma boa aparência para obter moral e umas conversas por aí para salvar sua pele e de seus amigos, principalmente Johnny Boy.
Martin Scorsese conduz genialmente "Caminhos Perigosos", que demonstra a pressão imposta em necessidade de respeito. Scorsese é o único que mantém o controle da situação com um certo descontrole, apresentando o quanto conhece de sua cidade com uma narrativa ligeira, mesclando vários movimentos cinematográficos que influenciam fortemente suas obras. Independente de orçamentos, a imagem é precisa e a verdade transparece nua e crua. Mas calma aí, não é só violência, aliás, quase não há violência;  há situações habituais, o cotidiano de Little Italy (Nova York) pela ótica de um jovem habitante e muita tensão no ar.
(espaço)
Obs.: (Genialmente, define-se pela capacidade que Scorsese consegue captar as situações e apresenta o momento certo do corte, sem acabar com o gesto, o movimento existe na montagem, a linguagem que viria a se tornar autoral após esse início de carreira, já pulsa na epiderme de "Caminhos Perigosos"... e um tema recorrente: Redenção).
(espaço)
Amplia-se no decorrer da história, câmera no olho e o horizonte a seu alcance aos passos de Harvey Keitel e Robert De Niro. Influências à marginalidade para outros filmes que foram feitos a partir daqui não falta, e é um fato, esse é explosivo!
LeMb
ReM-
sE!!!!!
Não são "Ave-Marias" e nem "Pai-Nossos" que isentarão pecados, eles são pagos nas ruas e não se surpreenda quando esse momento chegar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai tomá no cu TAdeu...ce ta escrevendo bem pra caralho....Posso dizer que tu e o Rafa Armbrust valeram a pena inserir mais no mundo do cinema!