quinta-feira, janeiro 26, 2006

MAIS DO QUE PALAVRAS
(Paradise Now - Cabine)
Para satisfação própria grande parte das pessoas utiliza seus desejos para marcar sua presença existencial; para um terrorista esse objetivo de revolução presente na cabeça nem sempre segue uma vontade pessoal, mas também imposições, sendo até políticas. Em Paradise Now a história que guia o filme é a de um atentado terrorista, apresentando os bastidores pela visão de dois jovens da periferia da Palestina em cumprir este atentado suicida em uma cidade de Tel Aviv em Israel.
Como uma incógnita o futuro dos personagens principais percorre caminhos que levam a tentar compreender a finalidade de ser homem-bomba, trazendo a tona o valor da vida e o de tirar vidas. As horas finais antes do dia “D” são de completo sentimento; tristeza intercalando ao disfarce de alegria para com a família, criando um silêncio que desenvolve o seguimento a ser traçado no desenvolver do roteiro.
A tensão criada em meio ao fogo cruzado sobressai e o desvio inicial de fazer um filme fictício e não um documentário com foco em matérias de reportagens, aqui é utilizado com dramaticidade, funcionando a modo que cria total identificação afetiva com os personagens que movimentam a trama da história.
A utilização de planificações a altura da visão terrestre, cada cena com proximidade na face dos personagens, buscando os traços dos atores em Paradise Now é utilizado com harmonia, lançando o expectador a confiar com extrema seriedade na obra; a devastação da cidade é espelhada no rosto de cada cidadão, deixando claro que nem toda história de um homem-bomba seja igual a outras e que nem todos entendem como satisfação um atentado para ambos os lados da mesma nação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pooow, eu quero muito ver esse filme! vai demorar pra burro chegar aqui em Vitória....

Anônimo disse...

Poxa, esse negócio de cabine é legal, por exemplo o filme que ganhou o globo de ouro na categoria melhor drama, só vai estrear dia 2. E com certeza vai passar em pouquissímos cinemas.

urina disse...

Vai estreiar amanhã 27/jan só que daquele jeito, escondido em algum porão na casa de alguém. Esse atraso para lançar os filmes também é de deixar careca!!!

Anônimo disse...

E aí, meu amigo? Uma semana sem atualização...