segunda-feira, novembro 21, 2005

DE PUNK À CULT, CRUZ-CRÉDO!!!


(Não mal-tratem mas respeitem)
Sabendo de onde se originaram os malditos QUADRINHOS de Robert Crumb, o porquê seus trabalhos aqui no Brasil serem apresentados de uma forma inversa do objetivo de suas obras e ainda sair com um valor tão absurdo?
O ponto de identificação de grande parte de seus desenhos [entorpecidos de agressão (anti-ético, violento, sexual, humorístico) em cada folhinha], estão nas construções marginais das ruas que ninguém mais do que um cara que pisa no asfalto, sarjeta, esgoto da cidade conhece; sim, há quem esteja em um outro patamar que também se identifique, mas o maior problema é que o público algo à quem a sua obra se direciona, não tem acesso. Nem tanto pela dificuldade em encontrar o material e sim pela precificação em altos valores!
A editora (Conrad) que aqui publica os trabalhos desse ordinário ou extraordinário -talvez como pode ser com ou sem certeza- não está preocupada com a abrangência de trabalhos que Crumb faz, aqui o que é Punk passa a ser Cult e o caráter histórico dos trabalhos do quadrinista traz a despreocupação da editora com o público potencial das obras dele. O importante para a indústria (sem querer generalizar) é o lucro, sendo que essa forma de abordagem futil da indústria, mostra como age um bando de idiotas capitalistas.
Como havia visto em uma revista antiga que a loja Comix publicava, "de arte do morro como Noel Rosa e Cartola", aqui os quadrinhos passou a ser uma arte (sempre foi), mas elitista. Passa a ser admirado por quem é criticado [apesar de Crumb não medir a quem seu armamento (texto, lápis, caneta e o que mais ele queira utilizar) está direcionado] e perde o foco do não entendimento, abrangendo somente um público que consome o exótico, e restringe a visão caracterizando a abordagem das obras aos termos "cool" e alegórico. Há também quem curte só por fachada, mas isso já é um outro caso.
Lembrete:
Fica então uma pequena reclamação que permanece eternamente, lutando por um dia conseguir algo justo para os quadrinhos!
(Não mal-tratem mas respeitem)
(Robert Crumb no Brasil; Conrad quem sabe um dia após subir nos telhados para arrumar a antena vocês entendam o que é realmente o Brasil e Robert Crumb, lógico que depois dessa escalada do telhado, retornar o olhar ao nível da sociedade)

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando é que tu vai ver "Antiheroi americano" ????
Eu pelo menos gostei pacas do filme! O Ator Paul Giamatti mandou super bem!
abç

Vebis Jr

ps: seus textos abaixo estão muito foda de legal.
Ps2: Bens Confiscados do Carlão na segunda feira que vem na Reserva Cultural e de Grátis....sua ida é obrigatória!

urina disse...

Tenho que assistir esse, o tempo está corrido e tá fugindo de mim!!! Obrigado pelo elogio!!! Vamos ver esse esquema do filme do Carlão, esse eu não posso perder novamente!!!
Aparece por aqui as vezes sumido!!! Abraços!!!