sexta-feira, novembro 17, 2006

BUSCA PELA LIBERDADE EXPRESSIVA

(O Céu De Suely - Cabine)
Limites para criar personagens-documento da realidade no irreal? Tema de regionalidade nacional ou nacionalidade regionalista? Demonstração dos critérios óbvios dos críticos (fortalecer/repetir): Retomada? Nova Safra? Regionalismo ou é mesmo nacionalismo?
Em O Céu De Suely, a protagonista da história é Hermila, uma jovem de 21 anos que nasceu na cidade do sertão cearense Iguatu, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade pelo seu ponto de vista a partida para evoluir. Envolvida pela rebeldia da idade e guiada pelo despertar dos interesses juvenis, ela luta para demonstrar o amadurecimento e criar novas perspectivas de vida distanciadas do povo de Iguatu.
Dois anos atrás, essa foi idéia de Hermila, partir da cidade em que vivia e ir ao encontro com o choque nem tão cultural, mas sim econômico de São Paulo, tentar meios com o namorado Mateus para sobreviver e progredir. Infelizmente o sonho dispõe de dificuldades impensáveis e o regresso torna-se um choque superior e frustrante.
Liga-se o projetor e a janela transmite a visão de Karim Aïnouz
Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e à espera do marido, que logo ela se dá conta de que nunca vai chegar. Sozinha, ela volta a se encontrar com um antigo namorado, João Miguel, mas o novo relacionamento não diminui sua revolta pelo abandono, muito menos a vontade crescente de sair daquela cidade outra vez.
Entre as conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e cria um plano para conseguir dinheiro, rifar-se; propondo a noite no paraíso com um qualquer e dentro dessa noite angustiante suspender-se para um recomeço. Apesar das dificuldades e perdas do caminho escolhido para encontrar o paraíso (uma analogia a palavra titular "O Céu..."), Hermila lutará firmemente para ultrapassar os efeitos colaterais transcorrentes de um sonho anteriormente mal planejado e agora, realizar-se.
Predominante pelo silêncio, O Céu... De Suely... é ritmado a um compasso destinado a manter o caminho de Hermila, fragmentado mas distante a um didatismo, suas escolhas são fortes, superam a falta de análise que impactaram no insucesso de sua primeira viagem a São Paulo, sua realidade é outra além de um sonho ilusório, é verdadeira.
Karim Aïnouz reproduz o assunto a uma narrativa reflexo da veracidade dos fatos, e, a busca pela representação espontânea faz fluir a história, com controle artístico de seus personagens de contos reais filtrados ao um forte impacto, composto/completo/compacto pela bela fotografia de Walter Carvalho (foco/movimento/privacidade(sem evasão)/sobreposição de ação), trilha sonora sem o apelo regionalista (caráter brasileiro-estrangeiro), edição (sonora dos veículos que cortam a cidade) e a montagem (cortes secos violentos de mudança sequencial/filtro tratado na reprodução pós-produção/ordem pela visão da protagonista desordenada).
Céu = Paraíso//Céu = Esperança//Céu = Filme Verdade
Guapitu «-extremomertxe-» ergelA otroP
Quatro anos desde o lançamento de Madame Satã, Karim Aïnouz mostra que transcendeu a síndrome que ataca vários diretores na construção de uma carreira cinematográfica, mesmo distanciado pela temática do trabalho anterior (explosões conclusivas do impacto surpreendente) quanto pelos métodos de abordagem, finaliza um filme com uma perfeição diferente (reflexão do tema recorrente/conclusivo/final aberto?) ligado mais ao psicológico que ao corporal; uma aula dirigida pela complexidade de utilização do tempo no vazio.

22 comentários:

f f f disse...

parece bem legal...

me deixou curioso

abraço

urina disse...

Fala Japonêis! Desculpa ter feito algumas modificações depois de você ter comentado, o que ocorreu, foi que antes de ir trampar não consegui modificar e agora consegui concluir da forma que gostaria que ficasse o texto, ele estava muito distante, mesmo com o tema sendo reflexo para a escrita, o meu objetivo é deixar a escrita o mais próximo da visão/análise, estava uma visão superior, agora está no nível de proximidade que pretendo manter. Mudei a forma da abordagem mas mantém o conteúdo anterior.
Quero ver o TCC sobre o Truffaut terminado e se possível depois me empresta os livros para martigá-los!
Abraços maluco, até mais!

Anônimo disse...

Urina, esse é um dos filmes nacionais que estou com mais curiosidade de assistir. Recomendo "Canta Maria", do Francisco Ramalho Jr., uma grata surpresa! Abraço!

urina disse...

Sergio, da forma que o Pedro da Folha de SP comentou sobre Canta Maria, fiquei até desesperançoso (lógico que com vontade de ver só para constatar os fatos (verdade ou mertira) que ele disse), é capaz sim que eu o veja, tudo depende do período que ficar em cartaz que está uma correria tremenda. Agora sobre o Céu de Suely, sobrando um tempo vá conferir sim que é destruidor, compensará a sessão. Obrigado por ter comentado aqui novamente, um grande abraço!

Michel Simões disse...

Fala rapaz!!! Baita filme, baita trabalho do Ainouz! Abraço!

Anônimo disse...

Putz, Tadeu nesse momento que ia escrever pra vc a televisão avisa sobre o falecimento de Robert Altman, é foda porque eu sei que não vai ter um substituto assim como não teve pra Fellini, Truffat, Chaplin, Capra etc....
Seu texto como sempre tá foda, o diretor
Karim Aïnouz, tá sendo o entrvistado do semana no Recorte Cultural da TVE, ele é bem otimista quanto o futuro do cinema nacional, cara tenho tanta coisa pra escrever mais fica pra outra hora, tô louco pra ver Os Infiltrados.

Anônimo disse...

Capra acima.

urina disse...

Oh Michel, valeu a vinda! Curti seu texto prá cacete, parabéns!
Capra, você é maluco, tenho que falar contigo! Vê se escreve os textos, escreva o máximo que puder e se possível vamos no fim do mundo nesse fim de semana curtir uns filmes da mostra do Freud, delirante, assim te devolvo seus filmes! Se conseguir um barato forte (além das bombas) te aviso que é capaz de entrarmos na faixa! Abraços!

Anônimo disse...

Putz Tadeu, minhas forças já se esgotaram acho que até meu vô de 101 anos está mais disposto que eu para caminhar até o fim do mundo, só saio de vez em quando, geralmente para o psiquiatra ou para o psicologo os comprimidos estão acabando com meu estômago, ai, ai, que deixa eu para de me lemantar, acabei de ver Redentor.

f f f disse...

fala rapaz...

meu to desanimado com o meu blog, por isso não estou atualizando muito...to atualizando somente o flickr, da uma olhada lá.

http://www.flickr.com/photos/paraisoparalelo

não sei se vou parar...to dando um tempo. rssss
Ta foda o TCC, muita dor de cabeça mesmo.

é isso, abraço

Anônimo disse...

Tadeu?

Anônimo disse...

Capra, Tadeu?

Anônimo disse...

Cadê Os Infiltrados?

urina disse...

Senhores, estou sem internet, o computador quase explodiu esses dias e foi tão traumático que até o chuveiro, a máquina de lavar e o telefone deram pau.
Estou com as várias críticas prontas sobre o Arnaldo Jabor, Os Infiltrados, Fonte da Vida, Labirinto do Fauno e uma par de reclamações de convívio natural, infelizmente esse esquema de ficar em Lan House é uma merda, vou ver uma melhor forma de resolver a situação que pretendo ainda esse ano fazer publicações, desculpem!
Grande abraço!

Anônimo disse...

passando por aqui pra te desejar um excelente 2007!!!!!!

Anônimo disse...

Tadeu....

No meu blog tem o link do blog do Pips....no Blog do Pips tem o link de "Ee e ela no cinema".
Escreveram sobre "Labirinto Del Fauno". Me irritou pra caralho, mas tem que saber lidar....dá uma lida lá e veja oq ue acha...e claro, se quiser opine!

Anônimo disse...

Parabens pelo teu texto...gostei muito...e ve se escreve algo pra mover esta josta maravilhosa!

Anônimo disse...

é.... eu saí do cinema e olhei o céu. mesmo à noite.

Iris de Oliveira disse...

Muito obrigado pelo link e por criar mais um excelente espaço de divulgação e reflexão sobre cinema.
estou passeando por aqui agora.
bjs

urina disse...

Fala Vébis! Vou consertar o computador e assim eu faço mais publicações, com ele funcionando estava sem publicar, agora estou pior; que desastre!
Aí Fernando, filme maneiro, vi ele incluso em sua lista de 2006, até pensei que não teria nenhum nacional por lá, mas este estava firme e forte no seu ranking. Filme surpreendente!
Abraços!

urina disse...

Valeu Davi & Iris, quando quiserem passar por aqui, fazer uma visita ou até publicar algo, fiquem a vontade, estamos envolvidos no cinema prá isso mesmo.
Abraços!

Anônimo disse...

Good dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.