quinta-feira, abril 29, 2021

ARE YOU GOD?

Por Bernardo Pacheco*

Processo de preparação da apresentaçãoFree Style Grindcore

“Primeiro fizemos uma gravação de ensaio bem limpa com as musicas do jeito que pretendíamos tocar no SESC. Essa gravação tinha duas funções: o baterista ia tocar com fone de ouvido acompanhando esta gravação, e o vocal seria filmado, com fone de ouvido, acompanhando a mesma também.
Passamos um mês ensaiando com o baterista usando os fones seguindo a gravação, e a gente sem os fones seguindo ele. Pra isso dar certo, na gravação, toda música começava com oito baquetadas, quatro pra avisar o batera, e mais quatro pra ele tocar junto e avisar a gente.
Faltando duas semanas pro show, passamos dois dias e mais uma noite gravando o vocalista em vários lugares, cantando pra valer no microfone, acompanhando a mesma gravação de ensaio com um fone. Nessas filmagens levamos um discman, pra tocar as músicas. Levamos também um DAT, num canal gravamos o que vinha do discman, no outro o que o João cantava. E na camera gravamos as músicas mais uma vez, pra ter a referencia para sincronizar depois. Todos os vocais do show foram gravados ao vivo no momento da filmagem, não teve nenhuma substituição ou correção.
O único porém foi que o CD pulou em duas ou três músicas, então tivemos de inserir uns frames de outras imagens no meio delas pra compensar. O plano original era fazer tudo sem cortes, mas em função disso não teve jeito. O final da Deep Rise (a música que foi gravada no América) o João cantou sem ouvir o fone, pois o CD já estava pulando demais e confundindo ele, demos sorte dele acertar o tempo e casar com a base.
Na hora do show tudo que usamos foi um aparelho de VHS estéreo e um fone de ouvido pro baterista. O VHS mandava as imagens pro telão (que fazia parte da estrutura do SESC). A fita tinha dois canais de áudio: um tinha as mesmas gravações de ensaio que o baterista usou pra ensaiar, e o vocalista pra cantar. Durante o show esse canal foi pro fone de ouvido do batera, e somente ele ouvia, e a gente seguia ele. O segundo canal do VHS tinha o som do microfone do João, que ia para o PA do teatro, junto com o instrumental, que estava sendo tocado ao vivo.
Nesse show, como o João não precisava cantar, tivemos duas guitarras base pela primeira vez (isso só voltou a acontecer no show do Are You God? cover, no Kool Metal Fest II, depois a banda chegou a ter duas formações com dois guitarristas).

Neste show tocou:
João: vocal / guitarra
Denis: guitarra
Bernardo: baixo
Carlos: bateria

“Free Style Grindcore”
ao vivo em SESC Ipiranga // gravado em 17 de maio de 2003
Veja o show completo:
Parte 1:
01 - Carandiru no Seu Cu (Release) (00:00)
02 - My Heroes (02:23)
03 - Mantra (Godflash Cover) (04:56)
Parte 2:
04 - A Hora Da Zona Morta (Full Circle) (00:00)
05 - The Ticket (02:35)
Parte 3:
06 - Plano Furado III (Le Bal Masqué) (00:00)
07 - Deep Rise (04:23)
08 - Delivery (07:00)
Parte 4:
09 - Ingratidão (00:00)
10 - Tchau (01:35)

* Conteúdo extraído daqui "https://amarg0r.tumblr.com/".