sexta-feira, agosto 11, 2006

MUITO RÍTMO, POUCAS FLECHAS

(O Arco - Cabine)
Estamos em 2006 e de certa forma encontram-se disponíveis filmes sul-coreanos para redescobrir uma nova escola cinematográfica e utilizá-la como produto de consumo em massa, como dizem: "...do cinema independente ou autoral surge à forma para industrializar.". O Arco é um deles, sendo o 12º longa dirigido por Kim Ki-Duk; nesta película o assunto é o amor e o ápice de possessão que ele pode causar.
Em um barco de pesca lançado ao alto mar, está um velho à beira de seus 60 anos a cuidar de uma garota que desde seus sete anos de idade encontra-se em sua responsabilidade. Com uma paixão acumulada pelo tempo o velho tem em mente que no 17º aniversário da garota a tornará sua esposa. Reclusos ao mar a relação se define em poucas palavras e esse silêncio excessivo expõe um respeito pelos métodos artesanais e artísticos da tradição.
Existe uma convivência com eventuais pescadores que passam pelo barco; alguns aproveitadores, outros ingênuos; para alguns flechadas, para outros o despertar do amor. Devido o envolvimento constante o velho cria um sentimento de amor possessivo, muito ligado a uma figura paterna, e, a garota tendo a disposição o encantamento por um jovem, cria na mente uma nova visão amorosa.
(Morno)
Kim Ki-Duk é definitivo com o filme que é banhado ao tradicionalismo e ritmado musicalmente, deixando que o desenvolver da história apresente peculiares rituais e conclua com respeito à tradição conservadora e atributos a algumas mudanças na evolução global. Basta agora valorizar o filme, sendo que o assunto tratado no roteiro seja habitual, mas as transformações sofridas independente da linguagem acomodada apresente coragem na direção até o momento de finalizar a história.